Tecnologia ajuda a resolver desafios após enchentes no Rio Grande do Sul

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A Elea Digital Data Centers, fornecedora de infraestrutura digital e serviços de colocation nos mercados Tier 1 e Tier 2 do Brasil, anunciou que seu data center em Porto Alegre (POA1) permanece totalmente operacional e está apoiando serviços comunitários críticos em meio a inundações catastróficas que impactaram a região.

Desde que o rio Guaíba, no Rio Grande do Sul, começou a transbordar, no dia 2 de maio, causando devastação generalizada como uma das maiores catástrofes da história do estado, o data center POA1 da Elea, localizado no bairro Bela Vista, é o único data center da região com acesso seco. O local tem sido uma tábua de salvação para fornecer infraestrutura de TI de emergência às empresas e agências governamentais, já que mais de 80% da capacidade do data center de Elea na cidade continua funcionando para apoiar os esforços de recuperação regional. Entre os lojistas do POA1 está a distribuidora estadual de energia, responsável pelo fornecimento de energia a 1,8 milhão de clientes em todo o Rio Grande do Sul.

Sediada no Rio de Janeiro, a Elea Digital Data Centers é uma plataforma de infraestrutura de data center alimentada por energia 100% renovável, com capacidade e escala para acomodar as necessidades de nuvem de alta densidade e implantação de IA de hiperescaladores, CSPs, SaaS e grandes empresas globais.

“Como membro comprometido da comunidade de Porto Alegre, estamos utilizando nossa infraestrutura de data center para ajudar organizações e serviços de socorro durante este momento difícil”, disse Alessandro Lombardi, presidente e presidente da Elea Digital Data Centers. “Nossa instalação POA1 fornece computação em nuvem segura, armazenamento de dados e recursos de rede para permitir que fornecedores de energia, hospitais, empresas de telecomunicações, agências governamentais e outros operem perfeitamente”.

O segundo data center da Elea em Porto Alegre (POA2) foi evacuado no 4 de maio, para garantir a segurança da equipe, e os clientes foram prontamente notificados para migrar seus sistemas críticos.

A Elea está organizando uma rota logística emergencial para manter o fornecimento de recursos essenciais como fibra, conectores de rede e tomadas elétricas para Porto Alegre. Este percurso envolve uma equipa dedicada de especialistas em logística que trabalha incansavelmente para garantir a entrega atempada destes recursos, permitindo aos clientes manter as suas operações de TI ativas num local seguro.

Em Curitiba, no Paraná, a empresa montou um centro logístico para operações emergenciais, enviando transporte, peças, equipes e insumos para o Rio Grande do Sul.

“Estamos em coordenação com pessoal e recursos locais para manter as operações e entregar qualquer ajuda às pessoas afetadas”, disse Lombardi.

TP-Link disponibiliza roteadores para apoiar os esforços de resgate e socorro
A TP-Link demonstra solidariedade e compromisso com a região através da doação de 6 mil roteadores Halo Mercusys S12 à Associação de provedores InternetSul, uma organização sem fins lucrativos dedicada à representar os provedores de internet do RS. O fornecedor busca auxiliar na redução da lacuna digital e garantir que as comunidades afetadas pelas inundações tenham acesso à internet, um recurso essencial para comunicação, informação e acesso a serviços básicos.

“Nos solidarizamos com o impacto devastador das enchentes sobre a população do Rio Grande do Sul. A conexão e comunicação é fundamental até mesmo para restabelecimento das famílias”, afirmou Ayrton Neves, diretor de Canais da TP-Link. “Nestes tempos desafiadores, é crucial que façamos a nossa parte para garantir que as comunidades tenham acesso à informação e comunicação de que necessitam. Nossa doação de 6 mil roteadores Mercusys S12 visa preencher a lacuna de conectividade e apoiar os afetados por este desastre natural”, completou.

Os roteadores Mercusys S12, equipados com tecnologia Wi-Fi MESH, serão distribuídos pela AISul priorizando áreas com maior necessidade de conectividade. A organização trabalhará em conjunto com provedores de serviços de internet (ISPs) locais para garantir a rápida instalação e configuração dos dispositivos. Sua conectividade de alta velocidade permitirá que os usuários acessem atualizações de emergência, se comuniquem com agências de socorro e cadastrais e permaneçam conectados com familiares e amigos.

A TP-Link trabalhará em estreita colaboração com a AISul para distribuir os roteadores doados para as áreas mais afetadas. A rede de provedores de serviços de internet (ISPs) locais da AISul será responsável por entregar e instalar os roteadores em residências e empresas, garantindo que os necessitados recuperem o acesso à internet o mais rápido possível.

Speedcast doa kits de antenas e tempo de conexão para apoiar socorristas
A Speedcast doou kits de terminais Starlink e tempo de conexão ao governo do estado do Rio Grande do Sul para apoiar a resposta e a recuperação de desastres após a região sofrer as piores inundações em mais de 80 anos.

“A polícia, os hospitais, o exército e outros departamentos governamentais locais e estaduais estão enfrentando um enorme desafio”, disse o diretor da Speedcast para o Brasil, André Gustavo Sant’Anna. “Soluções de conectividade de implantação rápida são essenciais após um desastre natural como o que atualmente afeta a população do sul do Brasil. É importante usarmos nossa experiência em comunicações de resposta a desastres para fornecer suporte aos esforços em andamento de socorristas, especialmente a nossa capacidade de implantar rapidamente serviços Starlink.”

Durante os incêndios florestais no Havaí no ano passado, a Speedcast equipou uma equipe local de resposta a crises com hardware e conectividade, fornecendo dezenas de kits Starlink após o desastre natural. Os kits foram mobilizados em um único dia, e a equipe começou a trabalhar com conectividade crítica em questão de dias, graças ao apoio imediato do Speedcast.

Telemedicina gratuita para ajudar as vítimas
Em solidariedade aos moradores do Rio Grande do Sul, a Doctoralia, plataforma de agendamentos do mundo, adaptou sua tecnologia de telemedicina para permitir que profissionais de diversas especialidades médicas ofereçam seus serviços gratuitamente às vítimas das enchentes.

Como foi feito durante a pandemia da Covid-19, a consulta virtual será um rápido conforto para a população atingida que se encontra em situação emergencial, a Doctoralia já reuniu mais de 100 médicos e especialistas de saúde voluntários para efetuar esses teleatendimentos.

“Nosso objetivo é ajudar o maior número de pessoas afetadas que necessitem de rápido esclarecimento ou suporte médico e psicológico. Queremos oferecer com a ajuda dos médicos que usam nossa plataforma, o suporte aqueles que não conseguem se deslocar até um pronto atendimento e certamente precisam de um atendimento para questões físicas e mentais.Neste momento estamos focados em disponibilizar o maior número de horários para agendamento possível e somos gratos aos médicos e psicólogos que voluntariamente se juntaram à Doctoralia nessa ação humanitária”, afirma Flávia Soccol, Head Global de Patient Care da Doctoralia.

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