Folha RSFolha RS
  • Home
  • Notícias
  • Política
  • Brasil
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Notícias
  • Política
  • Brasil
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Folha RS - [email protected]
Reading: Tecnologia ajuda a resolver desafios após enchentes no Rio Grande do Sul
Share
Font ResizerAa
Folha RSFolha RS
Font ResizerAa
  • Home
  • Notícias
  • Política
  • Brasil
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Notícias
  • Política
  • Brasil
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Follow US
  • Home
  • Notícias
  • Política
  • Brasil
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Folha RS - [email protected]
Folha RS > Blog > Tecnologia > Tecnologia ajuda a resolver desafios após enchentes no Rio Grande do Sul
Tecnologia

Tecnologia ajuda a resolver desafios após enchentes no Rio Grande do Sul

Zusye Pereira
Zusye Pereira
8 Min Read
SHARE

A Elea Digital Data Centers, fornecedora de infraestrutura digital e serviços de colocation nos mercados Tier 1 e Tier 2 do Brasil, anunciou que seu data center em Porto Alegre (POA1) permanece totalmente operacional e está apoiando serviços comunitários críticos em meio a inundações catastróficas que impactaram a região.

Desde que o rio Guaíba, no Rio Grande do Sul, começou a transbordar, no dia 2 de maio, causando devastação generalizada como uma das maiores catástrofes da história do estado, o data center POA1 da Elea, localizado no bairro Bela Vista, é o único data center da região com acesso seco. O local tem sido uma tábua de salvação para fornecer infraestrutura de TI de emergência às empresas e agências governamentais, já que mais de 80% da capacidade do data center de Elea na cidade continua funcionando para apoiar os esforços de recuperação regional. Entre os lojistas do POA1 está a distribuidora estadual de energia, responsável pelo fornecimento de energia a 1,8 milhão de clientes em todo o Rio Grande do Sul.

Sediada no Rio de Janeiro, a Elea Digital Data Centers é uma plataforma de infraestrutura de data center alimentada por energia 100% renovável, com capacidade e escala para acomodar as necessidades de nuvem de alta densidade e implantação de IA de hiperescaladores, CSPs, SaaS e grandes empresas globais.

“Como membro comprometido da comunidade de Porto Alegre, estamos utilizando nossa infraestrutura de data center para ajudar organizações e serviços de socorro durante este momento difícil”, disse Alessandro Lombardi, presidente e presidente da Elea Digital Data Centers. “Nossa instalação POA1 fornece computação em nuvem segura, armazenamento de dados e recursos de rede para permitir que fornecedores de energia, hospitais, empresas de telecomunicações, agências governamentais e outros operem perfeitamente”.

O segundo data center da Elea em Porto Alegre (POA2) foi evacuado no 4 de maio, para garantir a segurança da equipe, e os clientes foram prontamente notificados para migrar seus sistemas críticos.

A Elea está organizando uma rota logística emergencial para manter o fornecimento de recursos essenciais como fibra, conectores de rede e tomadas elétricas para Porto Alegre. Este percurso envolve uma equipa dedicada de especialistas em logística que trabalha incansavelmente para garantir a entrega atempada destes recursos, permitindo aos clientes manter as suas operações de TI ativas num local seguro.

Em Curitiba, no Paraná, a empresa montou um centro logístico para operações emergenciais, enviando transporte, peças, equipes e insumos para o Rio Grande do Sul.

“Estamos em coordenação com pessoal e recursos locais para manter as operações e entregar qualquer ajuda às pessoas afetadas”, disse Lombardi.

TP-Link disponibiliza roteadores para apoiar os esforços de resgate e socorro
A TP-Link demonstra solidariedade e compromisso com a região através da doação de 6 mil roteadores Halo Mercusys S12 à Associação de provedores InternetSul, uma organização sem fins lucrativos dedicada à representar os provedores de internet do RS. O fornecedor busca auxiliar na redução da lacuna digital e garantir que as comunidades afetadas pelas inundações tenham acesso à internet, um recurso essencial para comunicação, informação e acesso a serviços básicos.

“Nos solidarizamos com o impacto devastador das enchentes sobre a população do Rio Grande do Sul. A conexão e comunicação é fundamental até mesmo para restabelecimento das famílias”, afirmou Ayrton Neves, diretor de Canais da TP-Link. “Nestes tempos desafiadores, é crucial que façamos a nossa parte para garantir que as comunidades tenham acesso à informação e comunicação de que necessitam. Nossa doação de 6 mil roteadores Mercusys S12 visa preencher a lacuna de conectividade e apoiar os afetados por este desastre natural”, completou.

Os roteadores Mercusys S12, equipados com tecnologia Wi-Fi MESH, serão distribuídos pela AISul priorizando áreas com maior necessidade de conectividade. A organização trabalhará em conjunto com provedores de serviços de internet (ISPs) locais para garantir a rápida instalação e configuração dos dispositivos. Sua conectividade de alta velocidade permitirá que os usuários acessem atualizações de emergência, se comuniquem com agências de socorro e cadastrais e permaneçam conectados com familiares e amigos.

A TP-Link trabalhará em estreita colaboração com a AISul para distribuir os roteadores doados para as áreas mais afetadas. A rede de provedores de serviços de internet (ISPs) locais da AISul será responsável por entregar e instalar os roteadores em residências e empresas, garantindo que os necessitados recuperem o acesso à internet o mais rápido possível.

Speedcast doa kits de antenas e tempo de conexão para apoiar socorristas
A Speedcast doou kits de terminais Starlink e tempo de conexão ao governo do estado do Rio Grande do Sul para apoiar a resposta e a recuperação de desastres após a região sofrer as piores inundações em mais de 80 anos.

“A polícia, os hospitais, o exército e outros departamentos governamentais locais e estaduais estão enfrentando um enorme desafio”, disse o diretor da Speedcast para o Brasil, André Gustavo Sant’Anna. “Soluções de conectividade de implantação rápida são essenciais após um desastre natural como o que atualmente afeta a população do sul do Brasil. É importante usarmos nossa experiência em comunicações de resposta a desastres para fornecer suporte aos esforços em andamento de socorristas, especialmente a nossa capacidade de implantar rapidamente serviços Starlink.”

Durante os incêndios florestais no Havaí no ano passado, a Speedcast equipou uma equipe local de resposta a crises com hardware e conectividade, fornecendo dezenas de kits Starlink após o desastre natural. Os kits foram mobilizados em um único dia, e a equipe começou a trabalhar com conectividade crítica em questão de dias, graças ao apoio imediato do Speedcast.

Telemedicina gratuita para ajudar as vítimas
Em solidariedade aos moradores do Rio Grande do Sul, a Doctoralia, plataforma de agendamentos do mundo, adaptou sua tecnologia de telemedicina para permitir que profissionais de diversas especialidades médicas ofereçam seus serviços gratuitamente às vítimas das enchentes.

Como foi feito durante a pandemia da Covid-19, a consulta virtual será um rápido conforto para a população atingida que se encontra em situação emergencial, a Doctoralia já reuniu mais de 100 médicos e especialistas de saúde voluntários para efetuar esses teleatendimentos.

“Nosso objetivo é ajudar o maior número de pessoas afetadas que necessitem de rápido esclarecimento ou suporte médico e psicológico. Queremos oferecer com a ajuda dos médicos que usam nossa plataforma, o suporte aqueles que não conseguem se deslocar até um pronto atendimento e certamente precisam de um atendimento para questões físicas e mentais.Neste momento estamos focados em disponibilizar o maior número de horários para agendamento possível e somos gratos aos médicos e psicólogos que voluntariamente se juntaram à Doctoralia nessa ação humanitária”, afirma Flávia Soccol, Head Global de Patient Care da Doctoralia.

Share
Previous Article Chuva Preta no Sul do Rio Grande do Sul: Causas e Consequências
Next Article Milton de Oliveira Lyra Filho DAOs em foco: como os tokens transformam a tomada de decisão?
Leave a comment Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Christian Zini Amorim orienta sobre os casos em que a exclusão de sócio é possível e como realizar o processo conforme a lei.
Exclusão de sócio: quando é possível e como proceder legalmente?
Notícias julho 2, 2025
Rio Grande do Sul aposta em inovação com nova bateria para armazenamento de energia solar em indústrias e comércios
Notícias julho 1, 2025
Antônio Fernando Ribeiro Pereira ensina como ferramentas de IA podem automatizar tarefas e liberar tempo para o que realmente importa.
Otimizando o seu desempenho: descubra como usar a inteligência artificial para aumentar a sua produtividade pessoal
Notícias junho 26, 2025
Riscos e soluções: Aldo Vendramin alerta sobre a segurança dos motociclistas nas estradas.
O alerta sobre a segurança dos motociclistas: confira os principais riscos e soluções
Notícias junho 17, 2025

Sobre

Acompanhe a Folha RS e mantenha-se conectado com o que há de mais relevante em nossa região. Aqui, cada notícia é cuidadosamente apurada e cada história é contada com o respeito e a precisão que você merece.

Últimas notícias

Christian Zini Amorim orienta sobre os casos em que a exclusão de sócio é possível e como realizar o processo conforme a lei.
Exclusão de sócio: quando é possível e como proceder legalmente?
Notícias
Rio Grande do Sul aposta em inovação com nova bateria para armazenamento de energia solar em indústrias e comércios
Notícias

Populares

Avanços e Desafios no Acordo Entre Governo do RS e Ministério Público para Fortalecer a Saúde Pública
Política
Senado promove sessão temática para discutir tecnologias inovadoras contra desastres ambientais no Rio Grande do Sul
Tecnologia

Entre em contato

Queremos ouvir você! Na Folha RS, sua opinião e sugestões são extremamente importantes para nós. Se você tem dúvidas, comentários ou deseja enviar uma notícia, estamos aqui para ajudar.

Você pode entrar em contato conosco das seguintes maneiras:

  • E-mail: Envie suas mensagens para [email protected]. Nossa equipe está pronta para responder suas perguntas e ouvir suas sugestões.
Folha RS - [email protected] - tel.(11)91754-6532
  • Home
  • Notícias
  • Política
  • Brasil
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?